sábado, 30 de agosto de 2014

O que eu aprendi com a Bienal do Livro

Olá, famintos por letras!
A minha primeira Bienal do Livro foi a um tempo bem, bem distante. Só me recordo que foi no Rio.
A do ano passado, que também foi lá, eu não fui porque estava doente, senti muito. Porém, prometi que a de 2014 em Sampa (onde moro atualmente) eu não faltaria e aproveitaria ao máximo.
Como foi praticamente um primeiro contato aprendi muita coisa, esse aprendizado veio, na maioria das vezes, com erros que cometi por não ter tido informação.


#BoraAqui que eu te conto tudo:

O que levar para a Bienal?

*Mochila com rodinhas - nada mais incômodo do que ficar carregando peso e se cansar rapidamente.

*Câmera ou celular que tenha essa função - registrar os momentos, tirar foto com seu autor preferido, tirar fotos nos estandes.

* Livro do autor que você gosta: claro, que você só levará de casa o livro que o autor estará presente e disponível para autógrafos. Assim, você economiza mais um dinheirinho $$$ para investir em um que você ainda não tenha (por isso sugeri a mochila com rodinhas) e não perde a chance de ter essa maravilhosa lembrança.

* Faça uma lista - tenha em mãos a lista dos livros mais desejados. A tentação de levar tudo é muito grande. Não se esqueça que a Bienal dura uma semana e o parcelamento em meses.

* Orçamento - Consulte suas finanças antes de ir e mantenha esse cuidado durante o processo. Leve uma calculadora e nessa lista os preços dos livros fora do evento. Lá nem sempre vale a pena, falo mesmo.


Furadas:

* Ir de salto alto ou sapato/roupa desconfortável - gente, vá de sapatilha velhinha ( aquela que já está pedindo troca, mas que já tem o formato do seu pé e que é confortável). A mesma coisa a roupa, roupas leves e que te proporcionem conforto na hora de sentar no chão. (vou te falar que uma hora cansa)

* Não caia na furada de pegar os "brindes" que algumas editoras oferecem dizendo que é em parceria com a bandeira do seu cartão. A pessoa vai empolgada com o que vai ganhar e pimba! No outro mês, você que falou sua bandeira e por sua vez colocou os dados, recebe uma assinatura que você não fez e para cancelar é uma meleca.

* Levar objetos de valor - durante os finais de semana o evento fica lotado e junto as pessoas, algumas más intenções de surrupiar algo de quem está em êxtase e distraído. #Brunafatalista

*Comprar na primeira editora - vi muitos livros que estavam mais baratos em distribuidoras desconhecidas.

*Não comprar os ingressos antecipados - gente, hoje em dia todo mundo consegue imprimir fácil, fácil. Programe-se. A fila dos atrasildos-brasileiros é de perder de vista. (para mais de metro)

Dicas:

*Não vá na hora que começa - a fila e a educação de algumas pessoas #sqn te irrita antes mesmo de você entrar.

* Leve comida -  se não consegue ficar sem almoçar providencie seu frangão com farofa antes de sair de casa. Os preços lá são absurdos, comida ruim (apesar de ter fastfoods conhecidos) e a fila nem se fala.

* Inscreva-se em sites que vendam livros - elas costumam baixar os preços duas semanas antes. E algumas tem dão ingresso para o evento. (Eu ganhei dois da Saraiva)

* Durante a semana - se puder e quiser, visite os estandes com mais calma. É bem mais tranquilo e dá para você ter acesso a mais lançamentos. Os finais de semana são insuportáveis.

* Catálogo - eles trazem muitos títulos que podemos estar precisando e precisar na posteridade.
Mas você pode me falar que e só entrar no site da editora que se acha por assunto. Não se engane nem sempre a pesquisa é bem sucedida.

* Leve um dinheiro extra ou cheque - algumas máquinas de cartão não funcionam devido a demanda.

* Senha - Procure saber se o autor preferido precisa de senha para você vê-lo. Se ele tiver em uma palestra saia antes que termine e se encaminhe para o estande que ele estará depois, pois a fila fica enooooorme.

* Desconto - fique atento, algumas nem oferecem. Professores tem vantagens nesse quesito com comprovante

* Condução - informe-se se o evento proporcionará transporte gratuito. Em São Paulo tem até o metrô Portuguesa-Tietê e Barra Funda. Procure sair uma hora antes. Você pode ficar muito tempo em pé até entrar no ônibus.

* Meia entrada - esse ano, na Bienal do livro 2014, aluno pagava meia e quem tivesse celular Samsung também.

* As suas redes sociais - Adicione editoras e livrarias, elas dão em tempo real o que está rolando e os brindes que você pode ganhar.

* Último dia - são prometidos descontos. Então seja paciente e vença as tentações de querer ter a Bienal inteira na sua casa. rsrs


Bem pessoas, acho que falei tudo. Se esqueci de algo comentem aqui embaixo.
Curtam bastante, programem-se e sejam felizes!
Aceito livros de presentes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário