sábado, 30 de agosto de 2014

Os Clássicos da Literatura

Tem vontade de conhecer os clássicos da literatura, mas acha cansativo e acha que pode não gostar?

Segue uma dica bem legal para quem quer ter um primeiro contato de maneira resumida, empolgante e proveitosa:


Essa é a proposta da Editora Escala que traz os seguintes títulos dos clássicos brasileiros:

A cartomante
A causa secreta
A Moreninha
A nova califórnia
A polêmica e outras histórias
Brás, Bexiga e Barra Funda
Inocência
Memórias de um sargento de milícias
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Miss Edith e seu tio
O Alienista
O Ateneu
O cortiço
O enfermeiro
O homem que sabia javanês
O triste fim de Policarpo Quaresma
Primórdios da Literatura Brasileira
Um músico extraordinário
Uns braços


A editora L&PM também traz títulos para você não perder essa experiência:


E  mais:

A interpretação dos sonhos
O contrato social
Manifesto do partido comunista
O grande Gatsby
(entre outros)

A editora Record também tem títulos desse tipo.

Aí você me pergunta: Quanto e onde achar?

Os da editora escala custam em média $ 29,90.
Os da editora L&PM custam média $ 17,90
Os da editora Record custam média $ 28,00

Encontra-se fácil nas livrarias online ou nos próprios sites da editora, mas se você não gosta de comprar pela internet vá alguma livraria e adquira já o seu.

Outra dica:

Uma maneira divertida e descontraída de ler a Bíblia.

Minha opinião:

Bem, apesar de alguns não trazerem a obra na íntegra, acho válido esse incentivo. Pois sei que para quem não gosta de ler dificilmente se verá comprando clássicos por escolha e no original. Indico para qualquer idade. Somos todos iguais quando começamos a ler: tropeçamos, nos embaraçamos e nos perdemos.
Se for para prender sua atenção ou iniciar alguém no mundo das letras, aposte. Super recomendo os pais lerem com seus filhos, pois isso gera valores e faz ambos crescerem juntos.
Não esqueça de quando estiver habituado, se deliciar com obras sem os coloridos ou desenhos elaborados. Os detalhes fazem a diferença e emocionam.

Por que ler os clássicos?

A começar pelos clássicos brasileiros, digo que eles são importantes porque ao lê-los fazemos parte da história do nosso país e de uma época que não volta mais. Ninguém vive sem histórias sejam elas verdadeiras ou não, nós somos compostos por elas. Saber em que cenário estamos inserido, o que levou aquele autor pensar assim, nos ajuda até mesmo construir os nossos anais.
Eu comecei pelo Machado de Assis, uma literatura difícil, mas seu jeito irônico, os trocadilhos sempre me instigaram. Quando em tempo de escola e prova de vestibular me propôs a sua leitura, eu já havia feito muito antes e sabia falar com propriedade. O que me ajudou bastante e me economizou muito tempo.

Então é isso, boa leitura e seja feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário